quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Romantismo 1ª, 2ª e 3ª gerção



1ª Geração:

"Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu risonho e límpido À imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil!"
               
                                     Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva         
O hino nacional brasileiro é um ótimo exemplo para a 1ª geração romântica pois tem como características o excesso de amor pela pátria, ou seja, o Nacionalismo. 2ª geração: Ultra-Romantismo 
Foi marcada pelo pessimismo, um bom exemplo é a música de Tim Maia: Gostava Tanto de Você.  
"Não sei porque você se foi  Quantas saudades eu senti  E de tristezas vou viver  E aquele adeus não pude dar...
Você marcou na minha vida  Viveu, morreu Na minha história  Chego a ter medo do futuro  E da solidão  Que em minha porta bate..."
3ª geração: Condoreirismo
Como o alto vôo da ave Condor a 3ª geração  expressa um sentimento de liberdade.
    
Tinha como característica a luta pelos negros...
 Era um sonho dantesco... o tombadilho  Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... Estalar de açoite...  Legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar... "
Castro Alves, Navio Negreiro. 
Hoje em dia temos em destaque a luta pelo negro nos Blocos Afro, como o Ilê Aiyê e Olodum.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário