1ª Geração:
- "Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu risonho e límpido À imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
- Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil!"
- Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva
- O hino nacional brasileiro é um ótimo exemplo para a 1ª geração romântica pois tem como características o excesso de amor pela pátria, ou seja, o Nacionalismo. 2ª geração: Ultra-Romantismo
- Foi marcada pelo pessimismo, um bom exemplo é a música de Tim Maia: Gostava Tanto de Você."Não sei porque você se foi Quantas saudades eu senti E de tristezas vou viver E aquele adeus não pude dar...Você marcou na minha vida Viveu, morreu Na minha história Chego a ter medo do futuro E da solidão Que em minha porta bate..."3ª geração: CondoreirismoComo o alto vôo da ave Condor a 3ª geração expressa um sentimento de liberdade.
- Tinha como característica a luta pelos negros..." Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... Estalar de açoite... Legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar... "Castro Alves, Navio Negreiro.Hoje em dia temos em destaque a luta pelo negro nos Blocos Afro, como o Ilê Aiyê e Olodum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário