quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Barroco




Gregório de Matos eu sua obra: Buscando a Cristo 

"A vós correndo vou, braços sagrados, 
Nessa cruz sacrossanta descobertos 
Que, para receber-me, estais abertos, 
E, por não castigar-me, estais cravados. 
  
A vós, divinos olhos, eclipsados 
De tanto sangue e lágrimas abertos, 
Pois, para perdoar-me, estais despertos, 
E, por não condenar-me, estais fechados. 
  
A vós, pregados pés, por não deixar-me, 
A vós, sangue vertido, para ungir-me, 
A vós, cabeça baixa, p'ra chamar-me 
  
A vós, lado patente, quero unir-me, 
A vós, cravos preciosos, quero atar-me, 
Para ficar unido, atado e firme."




Um bom exemplo do Barroco na atualidade é o carnaval, pois a festa é cheia de tentações e conflitos.






Arcadismo

Silva Alvrenga: Glaura e o Rochedo, veja baixo:


"Neste áspero rochedo,
A quem imitas, Glaura sempre dura.
Gravo o triste segredo 
Dum amor estremoso e sem ventura."


Fica claro que a característica desse poema é o Bucolismo, pois relata a exaltação da natureza.   






" Os seus compridos compridos cabelos,
que sobre as costas ondeiam,
são que os de Apolo mais belos,
mas de loura cor não são.
Têm a cor da negra noite;
e com o branco do rosto
fazem, Marília, um composto
de mais forma união."

Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu. 


A mitologia clássica também têm forte influência sobre o Arcadismo. Como hoje em dia, os desenhos animados sofrem muita influência da mitologia, um exemplo  é o desenho: Cavaleiros do Zodíaco.






















Romantismo 1ª, 2ª e 3ª gerção



1ª Geração:

"Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu risonho e límpido À imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil!"
               
                                     Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva         
O hino nacional brasileiro é um ótimo exemplo para a 1ª geração romântica pois tem como características o excesso de amor pela pátria, ou seja, o Nacionalismo. 2ª geração: Ultra-Romantismo 
Foi marcada pelo pessimismo, um bom exemplo é a música de Tim Maia: Gostava Tanto de Você.  
"Não sei porque você se foi  Quantas saudades eu senti  E de tristezas vou viver  E aquele adeus não pude dar...
Você marcou na minha vida  Viveu, morreu Na minha história  Chego a ter medo do futuro  E da solidão  Que em minha porta bate..."
3ª geração: Condoreirismo
Como o alto vôo da ave Condor a 3ª geração  expressa um sentimento de liberdade.
    
Tinha como característica a luta pelos negros...
 Era um sonho dantesco... o tombadilho  Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... Estalar de açoite...  Legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar... "
Castro Alves, Navio Negreiro. 
Hoje em dia temos em destaque a luta pelo negro nos Blocos Afro, como o Ilê Aiyê e Olodum.  

Realismo



Memórias Póstumas de Brás Cubas 
de Machado de Assis:


“Pois sabei que, naquele tempo, estava eu na quarta edição, revista e emendada, mas ainda inçada de descuidos e barbarismos; defeito que, aliás, achava alguma compensação no tipo, que era elegante, e na encadernação, que era luxuosa.”

Podemos entender que o Realismo passa a tratar dos problemas sócias e deixa de lado o subjetivismo do Romantismo.




Podemos associar o Realismo a mídia atual, porque relatam problemas sociais . 




Naturalismo
















O Mulato de Aluísio de Azevedo:    



“Era um dia abafadiço e aborrecido. A pobre cidade de São Luís do Maranhão parecia entorpecida pelo calor. Quase que se não podia sair à rua: as pedras escaldavam; as vidraças e os lampiões faiscavam ao sol como enormes diamantes; as paredes tinham reverberações de prata polida; as folhas das árvores nem se mexiam; as carroças de água passavam ruidosamente a todo o instante, abalando os prédios; e os aguadeiros, em mangas de camisa e pernas arregaçadas, invadiam sem cerimônia as casas para encher as banheiras e os potes. Em certos pontos não se encontrava viva alma na rua; tudo estava concentrado, adormecido; só os pretos faziam as compras para o jantar ou andavam no ganho.”





 A literatura passa a retratar temas que chocam a sociedade, é o que essa charge quer mostrar.




O homem é visto como produto do meio e sofre muita influência com a teoria da evolução.
Leia mais sobre o assunto.







quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Parnasianismo





A imagem ao lado informa claramente que o Parnasianismo era anti-romântico.






O culto da Arte pela Arte encarava de frente o Romantismo.


O poeta parnasiano pode ser comparado a um ouvires pois ambos trabalham com jóias: o ouvires com ouro, prata, bronze... etc e o poeta com a arte da poesia, como na poesia de Olavo Bilac:


"Invejo o ourives quando escrevo:
Imito o amor
Com que ele, em ouro, o alto relevo 
Faz de uma flor.

Imito-o. E, pois, nem de Carrara 
A pedra firo:
O alvo cristal, a pedra rara, 
O ônix prefiro."

Simbolismo

Poetas e artistas desta deste estilo de época viviam em suas torres de marfim, ou seja, procuravam mostrar o sobrenatural das coisas como no poema de Alphonsus Guimaraens abaixo:


Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...


O Simbolismo foi o fruto de todo misticismo que temos hoje, como nos filmes de terror e suspense.


Um exemplo é o filme 13 Fantasmas